top of page
Screen Shot 2021-03-26 at 18.54.53.png

Abordando temas atuais documentados por fotógrafos e fotógrafas, o primeiro Festival Everyday Brasil aconteceu entre os dias 25 de março e 24 de abril de 2021.

 

Participantes dos debates: Amanda Perobelli @amandamperobelli, Ana Carolina Fernandes @culafernandes, Ana Mendes @anamendes_anamendes, Antonello Veneri @antonelloveneri, Christian Braga @christiaanbraga, Danilo Verpa @daniloverpa, Fernando Costa Netto @fcostanetto, Gabriela Biló @gabriela.bilo, Helen Salomão @helesalomao, Isa Lanave @isalanave, Isis Medeiros @isis.medeiross, Lalo de Almeida @lalodealmeida, Mônica Maia @momaia, Paulo Marcos Lima @paulomarcosmlima, Raphael Alves @photoraphaelalves, Renan Benedito @renanbenedit, Simonetta Persichetti @simonettapersichetti, Tiago Queiroz @tqueirozl, Tuane Fernandes @tuanefernandess e Ueslei Marcelino @uesleimarcelinooficial.


Em encontros online, o Festival reuniu profissionais com trabalhos relevantes no contexto atual do país, discutindo temas como: fotojornalismo, fotografia documental, os registros da pandemia, meio ambiente e a presença das mulheres fotógrafas. Foram cinco mesas de debates, apresentadas e discutidas por um(a) mediador(a) e três convidados(as), e um encerramento celebrativo com projeção de fotos e show de banda formada exclusivamente para a ocasião. Tudo online e gratuito através do nosso canal no Youtube.

 

www.youtube.com/everydaybrasil
 

​

​

O Festival Everyday Brasil foi realizado com recursos do edital ProAC Expresso LAB (Lei Aldir Blanc) pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

 

​
 

1 - O Fotojornalismo no Brasil Atual
Em conversa que abre o Festival Everyday Brasil e é mediada pela jornalista e professora de fotojornalismo da Faculdade Cásper Libero, Simonetta Persichetti, as fotógrafas Ana Carolina Fernandes e Gabriela Biló e o fotógrafo Tiago Queiroz debatem sobre a importância do fotojornalismo no atual e complexo contexto do país e apresentam suas produções mais recentes.
2 - Representatividade na Fotografia Documental
No segundo encontro do Festival Everyday Brasil, mediado por Paulo Marcos Lima, a fotógrafa Ana Mendes e os fotógrafos Antonello Veneri e Renan Benedito conversam sobre suas trajetórias na fotografia documental e apresentam o que vêm produzindo nos últimos anos.
3 - A Pandemia Documentada
No terceiro encontro do Festival Everyday Brasil, mediado por Danilo Verpa, fotógrafo e editor do Covid Photo Brazil, a fotógrafa Amanda Perobelli e os fotógrafos Raphael Alves e Ueslei Marcelino contam como é estar na linha de frente da cobertura da pandemia de Covid-19 e apresentam os impactos da crise sanitária em documentações realizadas nos estados de São Paulo, Amazonas e Pará, respectivamente.
4 - Sociedade e Meio Ambiente
No quarto encontro do Festival Everyday Brasil, mediado pelo jornalista e fotógrafo Fernando Costa Netto, a fotógrafa Isis Medeiros e os fotógrafos Christian Braga e Lalo de Almeida conversam sobre a documentação de violações e descaso em relação ao meio ambiente e apresentam, respectivamente, trabalhos desenvolvidos nas áreas em que ocorreram os desastres de Brumadinho e Mariana, na Amazônia e no Pantanal.
5 - Mulheres Fotógrafas
No quinto encontro do Festival Everyday Brasil, mediado pela editora, curadora e produtora Mônica Maia, as fotógrafas Helen Salomão, Isa Lanave e Tuane Fernandes, conversam sobre a presença das mulheres na fotografia e apresentam seus principais trabalhos.
bottom of page