top of page

A CRIANÇA NEGRA REPRESENTADA NA FOTOGRAFIA DE RENAN BENEDITO

O fotógrafo baiano documenta o cotidiano de crianças negras na comunidade de Santa Luzia do Lobato, em Salvador


Texto por Everyday Brasil

Fotos por Renan Benedito



A simplicidade é uma imensa sofisticação. É com essa frase que o jovem fotógrafo Renan Benedito se apresenta em sua página no Instagram. Afirmação que está, sem dúvida, muito presente em seu trabalho.


Renan conta que fotografar as crianças da comunidade onde vive aconteceu de maneira natural, uma vez que sempre esteve próximo a elas mesmo depois de adulto, seja nas brincadeiras na rua ou como professor de futsal. O ingresso na fotografia como ofício também se deu por meio de uma criança. Aos 16 anos, em um evento da igreja que frequenta, quando fazia alguns registros com o celular a filha do pastor contou que seu pai tinha uma câmera profissional, sugerindo que Renan passasse a usá-la para fotografar as atividades da igreja.



O fotógrafo explica que, a princípio, não tinha intenção de documentar apenas as crianças negras, porém, também sendo negro e tendo nascido e crescido nesse ambiente e contexto, sentiu-se no dever de tocar no assunto. Para Renan, os retratos produzidos funcionam como um potente instrumento para promover a autoestima das crianças que, ao se verem representadas na fotografia têm a possibilidade de desconstruir ideias ruins que, geralmente, acompanham o crescimento e a formação de uma criança negra. "Penso que o sentimento é o que vem primeiro na arte, e as crianças foram as que me recepcionaram melhor, hoje elas são o centro do meu trabalho", relata Renan.



Renan usa frequentemente a palavra 'esperança' para falar sobre seu trabalho. Ele acredita que realizar essas imagens é uma forma de dar voz e visibilidade a essas crianças que existem e resistem em meio as dificuldades e adversidades em uma fase tão importante e delicada como é a infância.


Todas as palavras que o fotógrafo usa para nos contar sobre esse trabalho são apenas uma afirmação do que vemos claramente em suas sensíveis imagens. Potência, beleza e esperança são elementos que saltam de cada rosto de criança, cada sorriso, gesto ou brincadeira que o talento e a coerência de Renan conseguem captar.



























Para saber mais sobre o trabalho de Renan Benedito: https://www.instagram.com/renanbenedit/



bottom of page