top of page

interiores da maré

Atualizado: 31 de jan. de 2019

Um recorte fotográfico da família brasileira contemporânea



Por Antonello Veneri e Henrique Gomes


Interiores da Maré é um projeto de encontros e fotografias que nasceu em 2013, a partir das experiências e reflexões do fotojornalista italiano Antonello Veneri e de Henrique Gomes, produtor cultural e morador da Maré. Juntos, realizaram um ensaio composto por retratos fotográficos de 50 famílias, fotografadas dentro de suas casas, nas favelas que compõem o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.


Foto: Antonello Veneri

O projeto é resultado da complementação do olhar afetivo e familiar do produtor com o olhar documental do fotógrafo, e propõe captar, a partir de uma ótica poética e íntima, a realidade “por dentro” das casas e das famílias da Maré. Este ensaio é um grande conto composto por micro-contos sobre a família brasileira contemporânea, feita de tantas, intensas e infinitas diferenças.


Foto: Antonello Veneri

O ensaio tem, também, como objetivo, resgatar a linguagem do retrato de família, sendo esta uma tradição que ao longo de gerações foi trazida e perpetuada pelos migrantes nordestinos, que formaram e compõem a grande maioria da população da Maré. Com o passar dos anos essa tradição vem se perdendo, no entanto, a mesma ainda se mantém viva na memória afetiva dos moradores.


Foto: Antonello Veneri

Há uma grande produção de imagens que retratam o exterior das favelas e periferias, como, por exemplo, fotografia de rua e imagens que correspondem às dinâmicas dos espaços públicos e de convivência coletiva que, quase sempre, mostram apenas o aspecto de violência ou conflito. No entanto, as imagens que retratam as famílias em suas casas, de forma que elas se sintam representadas, são raras, e nunca sistematizadas.


Foto: Antonello Veneri

Os retratos foram realizados entre 2013 e 2018, tendo como cenário político e social diversos momentos da história recente de resistência das favelas, como a ocupação do Exército e intervenção Federal.


Foto: Antonello Veneri

O ensaio “Interiores da Maré” já foi publicado em revistas e jornais nacionais e internacionais (Folha de São Paulo, National Geographic Brasil, Carta Capital, Vice, National Geographic Itália, Corriere della Sera, Yorokobu,) e foi realizada também uma grande exposição na Maré, porém, o resultado mais importante do projeto, foi gerar um percurso de dinâmicas ligadas a auto-estima dos fotografados e a definição de uma identidade humana e urbana.

O projeto tem como objetivo final a realização de um livro com 100 retratos para ser entregue aos participantes do “Interiores da Maré” e aos moradores do Complexo da Maré.


Foto: Antonello Veneri

Foto: Antonello Veneri

Foto: Antonello Veneri

Foto: Antonello Veneri

Foto: Antonello Veneri

Foto: Antonello Veneri

Foto: Antonello Veneri

Para saber mais sobre o trabalho do fotógrafo: https://www.instagram.com/antonelloveneri/


bottom of page