top of page

ÁFRICA, BRASIL E JORGE BEN JOR

Atualizado: 29 de mar. de 2019

A reação ao disco África Brasil, de Jorge Ben, num vilarejo da Zâmbia


Vídeo por Leonardo Salomão e Daniella Schuarts






Na metade do ano de 2015, o fotógrafo Leonardo Salomão e a diretora e roteirista Daniella Schuarts, criaram o Projeto Evoé, com a intenção de retratar as singularidades e belezas da relação entre o ser humano e seu alimento ao redor do mundo, por meio da fotografia documental. Conseguiram um trabalho como pintores de casas no Zimbábue e partiram para a África. A rotina era trabalhar na pintura de casas 6 horas por dia, e no restante de luz que sobrava, saíam para fotografar e produzir o projeto.

Depois de alguns messes de andanças para fotografar, conheceram uma pessoa que trabalhava fazendo viagens de canoa pelo Rio Zambezi, e que precisava de fotos para divulgar essas viagens. Assim, deixaram o trabalho na pintura das casas e partiram por 10 dias descendo o Rio Zambezi de canoa, até a fronteira com Moçambique. No caminho, conheceram uma vila situada próxima à margem do rio e entenderam que era o lugar que estavam procurando.

Depois deste trabalho terminado, receberam a notícia de que haviam ganhado um prêmio de fotografia com uma foto realizada dias antes, no Zimbábue. Com o dinheiro do prêmio, compraram material para pintar a escola da vila que haviam acabado de conhecer. Chegaram com tintas, pincéis e uma barraca nas costas, que serviu como casa por 3 meses, o tempo que ficaram com o povo Goba, na Vila Mugurameno, na Zâmbia. Nesse tempo por ali, criaram laços e foram acolhidos como parte da família.

Próximo ao dia de irem embora, pensaram em um vídeo que pudesse ajudar a arrecadar fundos para a escola da vila, foi quando surgiu a ideia: qual seria a reação deles com o disco "África Brasil" de Jorge Ben? Um disco que é tão Zâmbia quanto Brasil.

E no último dia, fone de ouvido, música alta e câmera ligada. Não precisou de mais nada.


Vamos fazer esse vídeo chegar até o Jorge Ben Jor?


Leonardo Salomão e Daniella Schuarts fazem parte do duo de diretores da produtora YUCA.



Para saber mais sobre o Projeto Evoé:




bottom of page