O fotógrafo Leonardo Milano acompanhou a rotina dos moradores da reserva que é modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia
Fotos e texto por Leonardo Milano
São 5h30min da manhã de uma sexta-feira. Moradores da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, situada no município de Sena Madureira, no estado do Acre, se preparam para passar 4 dias à beira do Igarapé Maloca e do Rio Cateté.
Partem para uma pescaria que é um misto de subsistência e diversão; é o momento de lazer que usam para interagir, fortalecer as tradições e exorcizar as dores. Em local isolado, homens, mulheres e crianças celebram o privilégio de conviver em comunhão com a natureza. Não falta alimento nem água. A vida é simples, e os comunitários valorizam a arte de conversar. Assunto não falta: histórias de árvores, onças, jacarés, cobras e de pescarias são a expressão do saber tradicional, e de como é possível conviver bem com a floresta em pé.
No final da pescaria, o peixe é dividido entre toda comunidade.
Para saber mais sobre o trabalho de Leonardo Milano:
Comments