RETRATOS DE IDOSOS FEITOS POR ALE RUARO ADQUIREM NOVO SIGNIFICADO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Atualizado: Mar 25


Texto: Everyday Brasil

Fotos: Ale Ruaro



Diante do atual cenário, onde o mundo enfrenta a pandemia de coronavírus, a população acima dos 60 anos tornou-se motivo de atenção, por serem mais vulneráveis devido a diminuição da capacidade do sistema imunológico.

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com a maior proporção de população idosa, onde o fotógrafo Ale Ruaro retratou, entre os anos de 2008 e 2011, moradores dessa faixa etária nas cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Santa Maria, São Francisco de Paula, São Lourenço do Sul, Pelotas, Santiago e Uruguaiana.


Refletindo sobre essa parcela da população e o momento crítico que atravessamos, esses belos retratos adquirem novo olhar e significado.


* Em 2018 a população total de gaúchos foi calculada em 11,3 milhões de pessoas. Os considerados idosos são quase 2 milhões, sendo que mais da metade está na faixa etária entre 60 e 69 anos.

O estado do Rio Grande do Sul lidera o ranking de envelhecimento, proporcionalmente, seguido por Rio de Janeiro (16,3%), Minas Gerais (15,2%), São Paulo (14,8%) e Paraná (14,5%).

Fonte: IBGE




































Para saber mais sobre o trabalho de Ale Ruaro:

https://www.instagram.com/aleruaro/



  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

EVERYDAY BRASIL 2018 - 2020